domingo, 14 de setembro de 2014

Meus livros favoritos de sempre (parte 1)

Narnia/vol unico 2
Para o primeiro post do blog, nada melhor do que falar de livros, uma das minhas maiores paixões, então vou falar dos meus 10 livros mais queridos e favoritos, e o porquê deles serem tão especiais para mim:
  • As Crônicas de Nárnia Volume Único - C.S. Lewis
“Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista.”
Nárnia é infância para mim. Desde que assisti o primeiro filme, fiquei viciada mas só muito tempo depois fui pegar o livro para lê-lo. Ao total são sete contos, que narram histórias ocorridas em Nárnia (dãr) ao longo dos tempos, desde seu surgimento. Apesar dos contos terem referências a religião cristã, eles foram feitos para crianças e não deixam de passar mensagens interessantes para todas as gerações e que nunca deixam de me arrancar lágrimas. É um conjunto de histórias emocionantes que sempre irá me acompanhar.
  • A Hospedeira – Stephenie Meyer
Talvez não pudesse haver felicidade neste planeta sem um peso igual de dor quedeixasse tudo equilibrado em alguma balança desconhecida.”
Apesar da escritora ser a mesma da Saga Crepúsculo, ambas as histórias são romances completamente diferentes. A Hospedeira é um livro de ficção científica suave mesclado com um romance exótico muito bem criado e escrito. Fácil de ler, é tocante e extremamente empolgante e me faz pensar sobre humanidade e o significado de alma.
  • A Saga Crepúsculo – Stephenie Meyer
“Eu gosto da noite. Sem a escuridão, não poderíamos ver as estrelas.”
É claro que os livros me introduziram com mais profundidade para o universo literário tinham que estar aqui. É uma saga muito famosa, e apesar de haver milhares de críticas negativas espalhadas pelo mundo em relação a este romance, não há nada que me fará parar de amar todo esse moderno universo vampiresco que me traz nostalgia dos melhores anos que tive.
  • O Grande Gatsby - F. Scott Fitzgerald
” (…) e me ocorreu que não havia diferença entre os homens, de raça ou de inteligência, mais profunda do que entre doentes e sãos.”
Fui tomar conhecimento de Gatsby o ano passado, quando a adaptação para as telas do cinema de Baz Luhrmann estava sendo divulgada. Eu assisti o filme e me apaixonei, mas só essa semana fui terminar de ler o livro. Você pode não acreditar que ele já esteja nessa lista dos “favoritos de sempre”, mas a crítica ao consumismo dos anos 20 (minha década historicamente favorita) e o drama que envolve toda essa complexa drama dos personagens faz meu coração apertar e louvar a mente do escritor.
  • Ignite Me/Incendeia-me - Tahereh Mafi
“Nenhuma arma, nenhuma espada, nenhum exército nem rei um dia será mais poderoso que uma frase. As espadas podem cortar e matar, mas as palavras vão golpear e ficar, enterrando-se em nossos ossos para virarem corpos mortos que carregamos para o futuro, sempre cavando e sem conseguir arrancar seus esqueletos de nossa carne”.
Apesar de ser o último da triologia Shatter Me (Estilhaça-me) e eu amar todos os três livros, Ignite Me é o de maior carinho. A conclusão do mundo distópico criado pela maravilhosa Mafi através de uma escrita diferente e muito bem elaborada me deixa louca de amor com a protagonista Juliette, que se desenvolve através da história, se tornando uma mulher poderosa e “indomada” e o Warner, o cara maravilhoso que nos faz suspirar. Você pode conferir uma resenha minha mais completa do livro que abre a triologia aqui.
Esses foram meus cinco livros favoritos, e em breve virá mais um post com os outro cinco do meu top 10. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário